quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Baixa representatividade do CAU e o peso dos impostos para os arquitetos

          Vou compartilhar minha visão sobre o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e sobre os pesados impostos que temos que pagar para exercer a profissão de arquiteto  e urbanista. Deixo claro que essa visão é baseada na minha experiência, acredito que muitos pensem de maneira diferente.
         O conselho foi criado em 2010, desde então os arquitetos são obrigados a se registrarem nele para exercer a profissão, antigamente tínhamos que nos registrar no CREA. Ainda estava na faculdade em 2010 e ouvia dos professores que tudo iria mudar a partir do momento que o CAU fosse aprovado, uma luta de mais de 50 anos para conseguirmos nossa independência de um conselho que não nos representava. 

Análise de projeto - Sarah Brasília Lago Norte - João Filgueiras Lima (Lelé)


          Sarah Kubitschek é o nome dado à rede hospitalar destinada, a reabilitação de vitimas de politraumatismos e problema locomotor. Criada em 1976, é uma entidade de serviço social autônomo, de direito privado e sem fins lucrativos. É mantida pelo governo federal, embora sua gestão faça-se pela Associação das Pioneiras Sociais.     
          Mesmo atendendo bem as necessidades dos usuários e se adaptando as inovações tecnológicas, o hospital Sarah de Brasília foi implantado em área relativamente pequena. Logo surge a necessidade de áreas verdes e espaços maiores para a prática de esportes e reabilitação física. Também não havia mais áreas disponíveis para a expansão das atividades de pesquisas direcionadas, particularmente para o campo da neurologia. A nova unidade foi implantada ao lado do lago norte, possibilitando a reabilitação física através da pratica de esportes náuticos e forte estrutura para pesquisa e treinamento. Em 1993 é inaugurado o CTRS (centro de tecnologia da rede Sarah), em Salvador.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Artigo - O uso de diagramas, organogramas e fluxogramas na arquitetura

Autor: Rafael Rodrigues de Freitas Miranda  

Orientadora: Maria Albertina Jorge Carvalho

1. Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar a relação entre o uso de diagramas com o processo de projeto de arquitetura e urbanismo. Diagramas são representações gráficas de uma idéia ou conceito e podem ser aplicados para expressar qualquer forma de conhecimento. Organogramas são representações gráficas compostas por diagramas e na arquitetura são usados como um processo auxiliar no momento da concepção e organização do programa de necessidades. A partir da metade do século XIX, com o surgimento do pensamento funcionalista, os arquitetos passam a dar mais importância ao programa de necessidades. Diagramas e organogramas ganham força no processo projetual e conceitual de arquitetura. O raciocínio organizacional é muito usado em programas mais complexos como hospitais. Como exemplo de sua importância, foi criado um estudo de caso em cima de um projeto do arquiteto Joaquim Guedes, que usou esse tipo de raciocínio organizacional inúmeras vezes em seus projetos, chegando a criar seu próprio método.
Palavras chaves: Arquitetura; diagrama; organograma; Joaquim Guedes. 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Artigo - Ruínas Abarebebê - Passado e Presente - Peruíbe

 


Autor: Arquiteto Rafael Miranda
Orientadora: Professora Doutora Cássia Magaldi

          As ruínas da igreja de São João Batista são um marco importante para a cidade de Peruíbe, tanto para o turismo quanto para a pesquisa do histórica do desenvolvimento da cidade. As ruínas da igreja levam o nome "Abarebebê", que significa "padre voador", na língua indígena, por causa do padre Leonardo Nunes, figura muito importante que, segundo a lenda, possuía grande habilidade de se locomover a grandes distâncias em um curto espaço de tempo, tão rápido quanto um pássaro em pleno voo. Este morreu no ano de 1554, após um naufrágio e, segundo a lenda, a igreja foi iluminada durante a noite de sua morte por vaga lumes e pirilampos.

Pesquisar