terça-feira, 7 de outubro de 2014

Freelancer 3D

Achar emprego tem se tornado uma tarefa bastante complicada ultimamente, e uma maneira de conseguir uma renda extra no final do mês é a famosa "freela". À primeira vista pode parecer muito fácil, porque você sabe fazer um determinado serviço e existem pessoas que precisam desse determinado serviço. Em arquitetura, o serviço mais comum é a maquete eletrônica ou 3D, daí surgem as primeiras dúvidas: onde vou achar clientes, quanto vou cobrar?
Aqui vão algumas dicas para ajudar a começar:


  • Analise a concorrência
Essa etapa é muito importante para você saber em que patamar se colocar. Compare seus melhores trabalhos com os trabalhos oferecidos pela concorrência, dessa forma ficará claro se é possível disputar a mesma classe de clientes ou se é necessário fazer um upgrade.
  • Solicite orçamentos
Saber quanto a concorrência cobra é tão importante quanto saber o nível do trabalho alheio. A maioria dos prestadores desse tipo de serviço não fornece o orçamento sem antes avaliar a complexidade do projeto. Tenha em mãos um PDF pronto de um projeto de sua autoria para servir de base para o orçamento. Solicitando 10 orçamentos de locais diferentes você já terá uma boa base do valor praticado no mercado.
  • Valor a ser cobrado
Depois de ter uma base do valor praticado é hora de calcular quanto vale o seu próprio serviço. Existem várias maneiras de se cobrar. Em um primeiro momento onde não se tem uma base, você pode determinar quanto vale sua hora de trabalho, baseando-se em uma tabela de honorários, multiplica-se o valor da hora pelo tanto de horas trabalhadas em um dia e depois multiplica-se novamente pela estimativa de dias que o serviço demandará para ser executado. Porém depois de um valor ser determinado para o cliente mediante à base de estimativa de duração o mesmo não poderá ser alterado no caso de alguns dias extras precisarem ser acrescidos. Outra forma de se cobrar, no caso de elaboração de maquete eletrônica é determinar um valor para modelagem e imagens renderizadas e tratadas. Outra forma é estipular um valor "por ambiente", onde um valor fechado é determinado e o cliente tem direito a um número de imagens do mesmo.
  • Solicite amostra
Determinar um valor sem ver o projeto pode ser um "tiro no pé", fazendo o cliente procurar outras alternativas, ou acarretar em um prejuízo, no caso de o projeto ser muito mais complexo do que foi imaginado, demandar muito mais tempo a um valor baixo e impedi-lo de executar outro serviço em conjunto. Muitos pedem essa amostra em formato DWG, o que pode causar algum tipo de desconforto em alguns clientes, pois o serviço ainda não foi acertado e você terá uma cópia alterável do projeto. Solicite então que os envios sejam feitos em PDF, isso passa uma imagem de um profissional muito mais confiável.
  • Torne-se visível
A propaganda é a alma do negócio, então crie páginas nas redes sociais mais utilizadas, divulgue nelas o seu trabalho, crie um blog e procure fazer postagens frequentes, pedindo a seus clientes que comentem as publicações, a fim de futuros clientes terem a certeza de satisfação garantida. O seu e-mail para contato em suas páginas deve ser achado em menos de 20 segundos, pois não existem muitas pessoas pacientes que procuram por muito tempo.
Procure participar, também, de grupos que falam sobre o assunto ou de pessoas que podem precisar desse serviço e crie um portfólio on line para facilitar a visualização do cliente. Tenha também um modelo de portfólio em PDF caso tenha que mandar para o cliente por e-mail.

  • Seja comunicativo 
Procure responder os e-mails o mais breve possível. Agradeça o contato e solicite a amostra para avaliação. Alguns estúdios solicitam que a pessoa envie um telefone para contato antes mesmo de fechar o negócio, pode não ser a melhor maneira de manter contato pois poderá afugentar alguns clientes, pois passa a impressão que você vai ficar telefonando para perguntar se vai fechar o negócio ou não.
  • Tenha um diferencial
Isso é o que te fará melhor do que os outros prestadores do mesmo serviço, às vezes pode ser o resultado final entregue em menos tempo ou facilidades na forma de pagamento.

Enfim, tornar-se conhecido e conhecer a concorrência são as chaves para obter sucesso, e é claro oferecer um serviço de qualidade e com eficiência!

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